Um homem foi detido pela GNR, em flagrante, pela alegada prática do crime de dano contra a natureza, no caso, pesca ilegal de meixão, na Praia da Vieira, Marinha Grande.
A detenção ocorreu na última quarta-feira. O Comando Territorial de Leiria, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, procedeu à detenção do suspeito de 48 anos, “no decurso do patrulhamento ambiental”. As autoridades detetaram o homem na foz do rio Lis, “a exercer pesca ilegal de meixão/enguia europeia, na fase juvenil”.
De acordo com nota da GNR, foi apreendido o material utilizado e apreendidos 631 gramas de meixão, que foi devolvido ao habitat natural. O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal da Marinha Grande.
VP disse:
Sinceramente, não fazia ideia que as enguias eram tão preciosas por estas bandas. Dado o resultado, pode-se dizer que a lei não só existe, mas também é aplicada nos mínimos detalhes. É claro que teria curiosidade em saber quanto valem 631g de enguias em termos de detenção, em comparação com os 351kg de cocaína apreendidos no outro dia. Faço-me esta pergunta apenas porque ambas as notícias ocuparam as forças policiais e as páginas dos jornais. Se a lei estivesse igualmente presente e precisa na regulação do trânsito na cidade, Leiria poderia constituir um exemplo global de correcção e respeito, prerrogativas que hoje infelizmente faltam. Porém, nunca diga nunca, um dia até em Leiria vai ser aplicado o código da estrada que, segundo me disseram, também existe por aqui.