A seleção portuguesa de futebol de sub-17 goleou a congénere de Montenegro por 6-1 e garantiu a presença na ronda de elite de apuramento para o Europeu2024.
Em jogo referente à segunda jornada do Grupo 5 da primeira fase de apuramento para o Campeonato da Europa, disputado hoje em Caldas da Rainha, os golos da formação liderada por João Santos foram apontados por Gabriel Silva, que ‘bisou’, Cardoso Varela, João Trovisco, Afonso Vieira e Denilson Santos.
A equipa das ‘quinas’ demonstrou cedo a sua superioridade e adiantou-se no marcador logo aos seis minutos: Cardoso Varela aproveitou um ressalto à entrada da área e, já depois de trabalhar sobre Jaukovic, ‘disparou’ para o primeiro tento da tarde.
O segundo golo não demorou muito a chegar, uma vez que, aos 17 minutos, Gabriel Silva aproveitou um cruzamento à esquerda de Cardoso Varela para ampliar a vantagem de cabeça. Nos instantes seguintes, no entanto, o marcador voltaria a alterar-se fruto do golo de João Trovisco, também de cabeça, ele que ‘faturou’ na sequência de um canto apontado por Afonso Vieira.
A seleção portuguesa evidenciou uma grande eficácia junto da baliza do Montenegro e Gabriel Silva foi um dos jogadores em maior destaque: aos 27, e após uma jogada muito bem desenhada pelos atacantes lusos, o avançado só teve de tirar um defesa da frente para, com muita classe, marcar o quarto golo da tarde e o seu segundo no encontro.
Afonso Vieira não quis ficar atrás e, aos 44 minutos, marcou o quinto golo luso na conversão exímia de um livre direto à esquerda do ataque. O tento, de resto, inspirou Denilson Santos, que, dois minutos depois, subiu no terreno para finalizar e confirmar a enorme superioridade lusa neste embate.
A abrir a etapa complementar, os ‘montenegrinos’ beneficiaram de um autogolo de Afonso Meireles, sendo que a formação comandada por Radovan Kavaja viria a ficar com mais um elemento em campo depois da expulsão de Tiago Ferreira – ele que tinha entrado em campo instantes antes –, após uma entrada perigosa sobre o guarda-redes adversário.
Ainda assim, foi a seleção portuguesa de sub-17 a dominar a segunda metade, pese embora não tenha concretizado mais nenhuma das oportunidades de que dispôs.
Com este desfecho, a seleção portuguesa de futebol de sub-17, que na primeira jornada tinha ganho à congénere da Albânia (3-0), vai disputar a vitória no agrupamento. A turma lusa soma os mesmos seis pontos do que a República Checa, seleção que lidera devido à diferença de golos e que vai enfrentar no dia 21 (16:00), no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, no encerramento da primeira fase.
O Campeonato da Europa do escalão vai realizar-se entre 25 de maio e 5 de junho do próximo ano, no Chipre.