A União de Leiria venceu esta tarde o At. Malveira, por 4-0, em jogo da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal.
O técnico Vasco Botelho da Costa aproveitou a pausa no campeonato e o confronto com uma equipa de um escalão inferior para fazer várias alterações no onze inicial, a começar logo no guarda-redes. Foi João Oliveira que protegeu as redes da União de Leiria, naquela que foi a sua estreia como titular e num jogo da equipa do Lis.
Contudo, o At. Malveira não tinha nada a perder e até foi a primeira equipa a criar um lance de perigo, com um pontapé fora de área, testando a atenção do guarda-redes leiriense.
O marcador inaugurou na sequência de um canto, com Arsénio a encontrar Diogo Amado sozinho. A bola só parou no fundo das redes.
Cinco minutos depois, os 4.639 adeptos que estiveram no Dr. Magalhães Pessoa assistiram a uma cópia clara do primeiro golo e se não tinham tido hipótese de ver o golo, puderam rever: canto marcado por Arsénio, com Diogo Amado isolado que, de cabeça, marcou o segundo.
A formação da distrital de Lisboa recuou no terreno e a União de Leiria começou a segurar o jogo como quis.
Pedro Cunha acaba por ser o protagonista do terceiro golo leiriense, ao deixar escapar a bola para Jair, num momento de pressão. O avançado não perdoou e aumentou para 3-0.
A história do jogo contou com mais um golo com origem em novo pontapé de canto. Arsénio voltou a afinar bem a pontaria para o colega de equipa mais bem posicionado e desta vez foi Marco Baixinho quem faturou.
Os dois técnicos mexeram nas equipas no regresso dos balneários e se, do lado da União de Leiria, o ritmo e intensidade de jogo diminuíram, do lado do At. Malveira, mantinha-se a vontade de conseguir algo.
O marcador só mexeu por mais uma vez no segundo tempo, por Sérgio Ribeiro, aos 87 minutos.
A União de Leiria volta a jogar para a Taça de Portugal, nos oitavos de final, no início de janeiro de 2024. Na próxima sexta-feira, dia 1 de dezembro, desloca-se ao Länk Vilaverdense, em jogo a contar para a 12.ª jornada da II Liga.