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Leiria

Aeroporto preferido da região de Leiria chumbado pela Comissão Técnica Independente

O relatório preliminar aponta duas propostas a sul do Tejo como reunindo as melhores condições.

O projeto de construção de um aeroporto no concelho de Santarém, o preferido da região de Leiria, não foi considerado o mais vantajoso em qualquer dos cinco critérios decisivos apontados pela Comissão Técnica Independente (CTI), que apresentou o seu relatório preliminar na tarde desta terça-feira, dia 5, em Lisboa.

O “relatório de análise estratégica e multidisciplinar do aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa” aponta as propostas de Alcochete e Vendas Novas como reunindo as melhores condições para a construção do futuro aeroporto, juntamente com o Humberto Delgado, até ser possível passar para uma infraestrutura única.

A proposta Magellan 500 para Santarém perde por questões aeronáuticas (de navegação aérea) e não foi considerada favorita pela CTI em qualquer dos aspetos essenciais em análise.

Os cinco critérios avaliados foram a segurança aeronáutica; acessibilidade e território; saúde humana e viabilidade ambiental; conetividade e desenvolvimento económico, e investimento público e modelo de financiamento.

A avaliação incidiu em oito opções estratégicas: Portela + Montijo, Montijo + Portela, Campo de Tiro de Alcochete, Portela + Campo de Tiro de Alcochete, Santarém, Portela + Santarém, Vendas Novas, Portela + Vendas Novas (a proposta Rio Frio + Poceirão foi retirada durante o processo).

O documento não apresenta um ranking global das melhores opções de localização para a infraestrutura, apenas indica quais as que melhor respondem aos diferentes fatores críticos de decisão, em função das oportunidades e riscos de apresentam.

O relatório está agora em consulta pública até dia 19 de janeiro. No final deste período, a CTI “elaborará o relatório final, avaliando a racionalidade, o mérito, a oportunidade e a pertinência técnica de cada um desses contributos, à luz dos fatores críticos para a decisão, dando de seguida por concluído o seu mandato”.

Por fim, nos primeiros meses do próximo ano – se nada mais vier a adiar o projeto, como tem acontecido nos últimos 50 anos – caberá ao Governo tomar a decisão, que é política e não técnica.

O Magellan 500 é uma iniciativa privada para a construção de um aeroporto na região de Santarém, que prevê uma expansão faseada e a construção de três pistas, podendo receber até 100 milhões de passageiros por ano.

A primeira fase está orçada em mil milhões de euros e estima a criação de 170 mil novos empregos.

A localização prevista é entre duas das principais infraestruturas nacionais de transportes, a Autoestrada A1 e a Linha Férrea do Norte e aquela que mais agrada às comunidades intermunicipais das regiões de Leiria, Coimbra, Médio Tejo e da Beira Baixa.

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