“O Nosso Destino” é o nome do vídeo que valeu a conquista do Prémio Mário Ruivo 2023 por três alunas da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Politécnico de Leiria.
O projeto foi vencedor na vertente de melhor filme-mensagem e fala sobre o papel do oceano para a humanidade, a sustentabilidade e o equilíbrio global, conforme explica a instituição, em comunicado.
Catarina Rebelo, Daniela Barros e Mariana Viegas são estudantes da licenciatura em Biologia Marinha e Biotecnologia e pretenderam, com o vídeo, “demonstrar que tem mesmo de se agir, porque o destino mais sombrio, ilustrado no vídeo, não está assim tão distante”.
Ao receber o prémio, as alunas sublinharam: “A partir deste vídeo gostaríamos de sensibilizar a população em geral para a importância dos oceanos e motivar a que participem também na sua proteção”.
Com a distinção, as estudantes receberam 2 mil euros, que decidiram entregar à Ocean Patrol, uma associação de defesa e conservação dos oceanos. O donativo vai permitir que seja construída uma estação de reciclagem para o lixo recolhido nas praias.
Este prémio é uma homenagem ao professor Mário Ruivo, reconhecido biólogo e investigador, que desempenhou cargos nas Nações Unidas, nomeadamente na FAO e na UNESCO.