Vão ser três dias de muita formação e troca de experiências na vila medieval de Ourém, a começar esta sexta-feira, dia 8, prolongando-se até domingo, dia 10. O SFOrzando – 1º Festival de Metais de Ourém aposta forte na formação de jovens instrumentistas de escolas de música e bandas filarmónicas do Médio Tejo, tendo convidado um conjunto de vários especialistas em diversos instrumentos da secção de metais.
Com direção do professor de música de câmara João Paulo Fernandes, o festival é constituído por um conjunto de master classes ministradas por Sérgio Carolino (tuba), Alexandre Vilela (trombone), Luís Duarte Moreira (trompa) e Marco Silva (trompete).
Segundo informação da Sociedade Filarmónica Ouriense (SFO), a adesão à primeira edição do festival superou as expetativas, esperando-se em Ourém com mais de 50 participantes e vários ouvintes oriundos de norte a sul do país.
O encerramento do SFOrzando – 1º Festival de Metais de Ourém acontece a 7 de janeiro de 2024, com o Concerto de Ano Novo – Symphonic Brass, no Teatro Municipal de Ourém.
A SFO interpretará um programa arrojado dedicado aos metais, com obras de Aaron Copland, Telmo Marques, Ricardo Molla, Alex Poelman, Andrew Batterham e Herman Bellstedt. Também vão participar os professores das master classes como solistas convidados.