A Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIM Região de Leiria) anunciou a criação da Agência para a Promoção do Investimento da Região de Leiria (Invest Leiria), com o “objetivo de promover a captação de investimentos de capitais externos que excedam o meio milhão de euros”.
O projeto, cujos estatutos foram divulgados na segunda-feira, dia 18, envolve ainda a Associação Empresarial da Região de Leiria (Nerlei) e “outras entidades públicas e privadas”. No conjunto, “avaliam a criação de uma agência para a promoção do investimento”.
Segundo a CIM Região de Leiria, “o objetivo é promover a captação de projetos de investimento de capitais externos à região, nacionais ou estrangeiros, apoiar a sua realização e contribuir, junto de potenciais investidores, para a identificação e divulgação das oportunidades de negócio”.
“Este projeto assume um foco especial no domínio do crescimento sustentável e a necessidade de responder aos desafios ambientais, dada a vulnerabilidade do território, em linha com o Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal), tendo em vista tornar a economia da UE sustentável e menos dependente dos combustíveis fósseis”, adianta.
A Invest Leiria conta com um capital inicial de 200 mil euros, tendo como principais fontes de receitas “os serviços prestados, contratos celebrados e transferências orçamentais no âmbito de projetos especiais a seu cargo”. As iniciativas “relevantes e suscetíveis de apoio” têm de respeitar “investimentos superiores a meio milhão de euros, independentemente do sector de atividade, dimensão ou da nacionalidade e natureza jurídica do investidor, a realizar até três anos”.
Entretanto, a Nerlei criou o portal Invest Leiria (www.investleiria.pt), com o objetivo principal de “disponibilizar informação referente à comunidade empresarial regional, sistematizando dados sobre incentivos e estruturas de apoio para atrair empreendedores e investidores, e divulgação de oportunidades de negócio para os empresários da Região de Leiria”.