Permitir que as crianças do 1º ciclo possam construir brinquedos, jogos e outros objetos que contribuam para o seu desenvolvimento físico, social, emocional e cognitivo, é o objetivo da campanha de angariação de fundos que a Ludotempo – Associação de Promoção do Brincar, de Leiria, lançou na passada semana.
Segundo Francisco Lontro, mentor do projeto e professor no programa Brincar de Rua Escolas, a iniciativa pretende angariar 12 mil euros para a aquisição de equipamentos e materiais para a criação do “Laboratório Baú do Brincar”.
O projeto, a instalar em Leiria, será dedicado à investigação e construção de materiais que promovam o acesso das crianças a espaços e tempos de brincar e à disseminação de boas práticas educativas, por comunidades escolares de todo o país, através da distribuição de baús e preparação de kits de projetos.
“Os produtos que vamos criar com as crianças são um convite à sua imaginação e criatividade e são uma forma lúdica e divertida de lhes passarmos estratégias para crescerem em sociedade, bem como conhecimentos fundamentais sobre o funcionamento do mundo à sua volta”, acrescenta
“Sabemos que o brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças, tanto a nível físico, como social, emocional e cognitivo”, adianta Francisco Lontro, numa nota de imprensa.
A Ludotempo tem vindo a desenvolver, entre outros projetos, o “Brincar de Rua”, projeto que promove o brincar ao ar livre e que desenvolve também atividades nas escolas do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas D. Dinis.
A campanha decorre através de uma plataforma de crowdfunding até 31 de janeiro de 2024, através do canal PPL Causas ou na página de Facebook do programa Brincar de Rua.