Se já está a pensar na roupa que irá vestir na noite de passagem do ano ou a preparar a mala para passar o fim de semana fora o melhor será acrescentar um chapéu de chuva. Sim, a precipitação vem aí para dar as boas vindas a 2024.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, “uma região anticiclónica localizada sobre o Atlântico, a estender-se em crista em direção à Península Ibérica, e uma depressão em fase de cavamento em direção às ilhas Britânicas” vão condicionar o tempo em Portugal Continental, entre 29 de dezembro e 2 de janeiro.
Para os dias 29 e 31 estão previstos períodos de chuva, embora fraca, na região Centro. Mas nem tudo está perdido e ainda há esperança para ver o fogo de artifício na rua, já que a partir do final da tarde do último dia do ano “a probabilidade de ocorrer precipitação é baixa”.
No caso concreto do distrito de Leiria, no dia 31 a temperatura máxima não deverá ir acima dos 15º Celsius, enquanto que a mínima poderá descer até aos 6º Celsius.
O ano começará com máximas a rondar os 16º Celsius e mínimas nos 5º Celsius.
Nos dois dias de festa – 31 de dezembro e 1 de janeiro – o IPMA decretou ainda o aviso amarelo para todo o distrito devido à agitação marítima.
Segundo a página de internet do Instituto estão previstas “ondas de noroeste com 4 a 5 metros de altura significativa”. O aviso vigora entre as 6 horas de 31 de dezembro e as 3 horas de 1 de janeiro.