Estar a caminhar num jardim e cruzar-se com um gato a passear com o seu tutor já não é caso excecional em Portugal. Com peitoral e trela ou em pequenas malas, os felinos estão a sair à rua. Para perceber o fenómeno, o REGIÃO DE LEIRIA falou com Inês Guerra, veterinária que se dedica à saúde e comportamento felinos.
Passear gatos na rua: sim ou não?
Um aspeto importante para que os patudos possam sair em segurança é terem o seu plano vacinal e de desparasitação atualizados.
VP disse:
– Passear gatos na rua: sim ou não? –
Uma questão intrigante e sobretudo decisiva para o desenvolvimento da região. Na verdade, há mais gatos na rua, menos ratos por perto e isto é certamente positivo, até porque o controlo de roedores geralmente custa muito mais caro. A introdução do Falcão Peregrino no Habitat também deverá ser avaliada para a contenção de pombos, notoriamente os ratos aéreos. Eu nem negligenciaria Camaleões e Morcegos para reduzir a proliferação de mosquitos e mosquitos. Porém, tenha cuidado com os morcegos, dada a sua responsabilidade na transmissão de algumas doenças. Porém, vivam os gatos de rua e recomendo também levá-los de vez em quando à Nazaré onde acabam de inaugurar um Hotel Azul para gatos mesmo no cais do porto com uma linda vista mar.