Liberdade é uma bandeira que os Concertos para Bebés vão levantar – e tocar – bem alto (mas também pianíssimo, quando se justificar) ao longo deste ano. A temporada de 2024 promete ser novamente intensa para a companhia Musicalmente, com sede nos Pousos: há já 37 concertos confirmados em Portugal e vários outros em Espanha e na Bélgica ao longo deste ano, numa programação convictamente dedicada à liberdade.
A partir do lema “Com os bebés pela liberdade”, o mote foi dado no domingo, em Leiria, na estreia de “Cuba livre”, com David Ramy como solista convidado nos primeiros Concertos para Bebés do ano. Até dezembro há mais dez espetáculos com vários solistas convidados, todos com obras dedicadas ou inspiradas na liberdade.
Depois de David Ramy, juntam-se à companhia Musicalmente Gil Gonçalves (tuba), Umberto Giancarli (violeta), Inesa Markava (movimento), Marco Fernandes (percussão), Pedro e Gonçalo Pereira (fagotes), Raquel Reis (violoncelo), Luísa Sobral (voz), Surma (eletrónica) e, a fechar o ano, o coro Schola no Coração. Em abril, mês da Revolução, são os solistas Musicalmente que assumem o programa “Vozes da liberdade”.
“Temos todos a obrigação de militar pela liberdade, de a construir dia a dia, nos nossos pequenos gestos e nas grandes decisões”, afirma o diretor artístico dos Concertos para Bebés, Paulo Lameiro. No ano em que se celebra meio século do 25 de Abril, “em tempos onde a democracia tanto se mascara e questiona na Europa e no mundo”, é importante “parar para pensar e mudar efetivamente alguma coisa nas nossas vidas”.
Os Concertos para Bebés assumem-se como esse momento “de encontro com o outro e os outros, de abertura ao outro e aos outros, e da consciência de um outro eu que as rotinas e afazeres diários impedem de conhecer”.
Além de Leiria, os Concertos para Bebés mantêm-se residentes em Coimbra e Sintra, mas pontualmente vão a outros palcos – já este sábado, por exemplo, estão na Marinha Grande. Entre os destaques deste ano, conta-se o regresso à Casa da Música do Porto e atuações em Barcelona, Burgos e Bilbau, por terras de Espanha, e também em Bruxelas, na Bélgica.
Próximos concertos (por cá)
13 de janeiro, 16 horas
“25 anjos para cantar o Natal” no Teatro Stephens, Marinha Grande, com o coro Schola
4 de fevereiro, 10h e 11h30
“Raízes da liberdade”, com o tubista Gil Gonçalves, no Teatro Miguel Franco, em Leiria
10 de fevereiro, 15h30 e 16h45
Nova sessão de “Raízes da liberdade”, com Gil Gonçalves, no Teatro-Cine de Pombal
3 de março, 10h e 11h30
O violetista Umberto Giancarli é o solista em “Libertà”, no Teatro Miguel Franco, em Leiria