“Uma viagem no tempo” é a oferta que o recém-inaugurado Parque dos Monges, em Alcobaça, oferece aos seus visitantes. “A viagem”, segundo uma nota daquele empreendimento, “centra-se na vida dos monges” de Cister, e conta histórias de “forma lúdica e divertida”.
O parque está aberto todos os dias, entre as 10 e 18 horas, e tem ofertas no campo cultural, desportivo e lazer.
Situado a Norte da cidade de Alcobaça, em Chiqueda, o Parque dos Monges pode ser descrito como um parque temático que abrange uma área total de nove hectares, onde se inclui um plano de água de 2,2 hectares.
O empreendimento afirma-se como um veículo de interpretação da paisagem, na sua perspectiva histórica, ligada à presença secular da Ordem de Cister na região, designadamente, no Mosteiro de Alcobaça.
A oferta inclui ainda a recriação de artes e ofícios tradicionais exercidos pelos monges, num ambiente simultaneamente cultural e lúdico, onde se destaca a presença de grupos de animadores, bem como a oferta de diversas actividades e jogos ao dispor dos visitantes, em consonância com a época e ambiência medievais.
Para a administração, trata-se de um projecto “cheio de magia à volta de Cister” onde não faltam animação, criação de eventos, jardim bíblico, fluviário com lontras e tartarugas, uma granja com uma casa para animas, entre outras equipamentos.
Para além dos extensos relvados e do Lago das Freiras com três hectares, o espaço dispõe ainda de um conjunto de infra-estruturas e valências como as Oficinas e o Museu de Doces Conventuais.
Artur Ledesma
artur.ledesma@regiaodeleiria.pt