Os alunos do 6.º ano de escolaridade dos agrupamentos de escolas Marinha Grande Nascente, Marinha Grande Poente e de Vieira de Leiria estão a desenvolver ações para adquirir conhecimentos e adotar comportamentos que visem promover hábitos alimentares saudáveis e sustentáveis.
A apresentação de conceitos, o contacto com os produtores locais, nos mercados do concelho da Marinha Grande, e a aplicação das aprendizagens são alguns dos passos que compõem o projeto PASS – Promoção da Alimentação Saudável e Sustentável na Região de Leiria, desenvolvido no âmbito da parceria com a ADAE – Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura, CIMRL – Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, Associação Pinhais do Zêzere e Associação Terras de Sicó.
Ao longo do ano letivo 2023/2024, o programa de sensibilização está enquadrado no Plano Nacional de Alimentação Equilibrada e Sustentável e decorre nas escolas, com o objetivo de “capacitar os agentes do território”. “Pretende-se incentivar o consumo de uma alimentação saudável; identificar produtos alimentares de produção local e sazonal; reduzir o desperdício alimentar; e valorizar e salvaguardar a Dieta Mediterrânica”, refere a autarquia da Marinha Grande em nota de imprensa.
Cada turma participa em três sessões: a primeira sessão acontece em sala de aula, para apresentação de conceitos, com recurso a dinâmicas de grupo e jogos; a segunda sessão realiza-se no mercado municipal, com o peddy paper, “Um PASS com os produtores locais”; e a terceira sessão visa consolidar os conceitos aprendidos nas sessões anteriores, em sala.
O programa tem como área de intervenção os concelhos de Alvaiázere, Ansião, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Leiria, Marinha Grande, Pedrógão Grande, Pombal e Porto de Mós.