Envolver as forças vivas de Marrazes e reflectir sobre as dificuldades económicas e sociais, os desafios e os caminhos a traçar para a freguesia são os objectivos do I Congresso da Freguesia de Marrazes, que deverá acontecer no segundo semestre de 2012.
A ideia, desenvolvida pela Assembleia de Freguesia, pretende “promover um espaço de reflexão crítica sobre a freguesia, analisando o passado, o presente e o futuro, nas mais diversas áreas”, desde a economia, à saúde, passando pelas questões sociais, desporto e identidade de Marrazes, explica Acácio Bárbara, presidente do órgão.
O congresso ainda está em fase de preparação, mas o responsável acredita que será um acontecimento importante para Marrazes. “A freguesia é muito diversificada. Há áreas rurais e urbanas com realidades muito diferentes e que não sentem a freguesia da mesma maneira, não se identificando com ela. Por isso, achamos que é necessário reflectir e convidar as pessoas a participar”, afirma.
O debate, sem cariz partidário, deverá envolver as diferentes associações e colectividades da freguesia e estará aberto à intervenção dos munícipes.
Marina Guerra
marina.guerra@regiaodeleiria.pt