A rã-de-focinho-pontiagudo, a poupa-comum, a borboleta-do-medronheiro e o chapim-real foram algumas das espécies que alunos, professores e pais do Centro Escolar Fonte Nova, em Pombal, ficaram a conhecer no dia 16.
A iniciativa foi desenvolvida pelo Amigos do Arunca, no âmbito do projeto do grupo para este ano letivo – “Pombal é mais giro do que tu pensas” – e ainda do dia das Eco-Escolas.
Os voluntários do grupo falaram sobre plantas e animais “com características muito peculiares” e que podem ser encontrados no concelho.
Outras espécies como o borrelho-de-coleira-interrompida, o abelhão-terrestre, as plantas carnívoras e a orquídea orvalhinha fizeram parte das aprendizagens.
“Terminámos a abordar a capacidade extraordinária de visão das aves, com uma demonstração de como seria se os meninos conseguissem ver a luz UV como as aves”, adianta o grupo, em informação enviada ao REGIÃO DE LEIRIA.
Antes disso, os alunos foram convidados a colher plantas e a descrever as suas características, dando o mote para o que poderá ser um futuro herbário da escola.