Já são 101 anos de existência do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes (NLLC), os quais foram comemorados domingo, dia 11 de fevereiro, com uma cerimónia militar onde os combatentes Raul Carreira e Carlos Gomes foram condecorados com a Medalha Comemorativa das Campanhas em Moçambique.
Seguiu-se a deposição de uma coroa de flores, pelo presidente da Câmara, pelo secretário-geral da Liga dos Combatentes e pelo presidente do NLLC, junto ao monumento dos Combatentes do Núcleo. Os associados participaram numa missa da Sé de Leiria, celebrada pelo padre José Augusto, e num almoço convívio no restaurante “O Pinhal da Quinta”.
Durante o almoço foram entregues os diplomas de 50 Anos de sócio da Liga dos Combatentes a meia dúzia de associados do Núcleo, sendo que um deles, o Sr. Joaquim Gaspar, já tem 60 anos de associado.
O ainda presidente do Núcleo, coronel Norberto Serra – já foi eleito presidente o SMOR Carlos Narciso -, agradeceu a presença dos convidados e dos associados na celebração deste aniversário e anunciou ainda a sua saída da presidência. O secretário-geral da Liga dos Combatentes, coronel Lucas Hilário, disse que têm trabalhado junto do ministério da Defesa Nacional para conseguir que os benefícios conferidos pelo Estatuto dos Combatentes, sejam mais efetivos para todos. Entregou ainda um louvor ao SAJ Américo Marques pelos serviços muito meritórios que têm prestado em prol do NLLC.
Mário João Ley Garcia
presidente de honra do Núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes