A GNR de Leiria detetou na semana passada uma suinicultura ilegal na localidade de Colmeias, na sequência de uma denúncia.
Segundo comunicado enviado pela GNR, os elementos do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Leiria dirigiram-se ao local e procederam a uma ação de fiscalização à suinicultura, “apurando-se que não possuía qualquer tipo de licenciamento da atividade”.
Na decorrer das diligências, foram ainda elaborados dois autos de contraordenação: um por descarga de efluentes pecuários sem tratamento no solo e no ribeiro da Gunha, afluente da ribeira de Agodim, cuja coima varia entre 24 e 144 mil euros. A outra contraordenação diz respeito ao abandono de animais mortos na exploração, cujo valor da coima pode variar entre 250 euros e 44.890 euros.
Os 345 suínos da exploração foram apreendidos pela GNR, ou seja, o proprietário da suinicultura ficou como fiel depositário dos animais até legalizar a pecuária.
Os factos foram comunicados à Divisão de Alimentação e Veterinária de Leiria, da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).
A GNR apela a população a contactar a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), caso se depare com infrações ambientais ou para esclarecimento de dúvidas sobre ambiente.