E se, em Pombal, em plena linha do norte, se registasse uma colisão de um comboio de passageiros com um comboio de transporte de matérias perigosas?
O Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Leiria não quer esperar que a tragédia aconteça para testas procedimentos face a um cenário que embora seja indesejado, não será impossível.
Em conjunto com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Pombal, as autoridades vão ensaiar a resposta face a um acidente ferroviário. É este sábado, às 22h30, que arranca o exercício de acidente ferroviário na linha do norte denominado “Pombal FERREX24” e que consiste numa colisão de um comboio de passageiros com um comboio de transporte de matérias perigosas.
Esta é uma “atividade que pretende, essencialmente, testar procedimentos de coordenação ao nível estratégico, bem como o conceito de operação no nível tático e de manobra, tendo em vista atingir um elevado nível de eficiência na intervenção e sustentação das operações decorrentes de acidentes multivítimas”, explica o município de Pombal em nota à imprensa.
O exercício irá decorrer na linha ferroviária do norte, a norte da estação de Pombal, na zona próxima do quartel-sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pombal e estarão envolvidos “cerca de 50 veículos e mais de uma centena de operacionais”.