No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974, foram dinamizadas diversas atividades na EB23/S Rainha Santa Isabel, em Carreira, Leiria, nos dias 23 e 24 de abril, pois é importante não esquecer a ditadura e festejar a liberdade conquistada.
No âmbito da rubrica “Memórias D’ Abril”, foram dinamizadas duas palestras, em que os alunos tiveram a oportunidade de ouvir testemunhos, de viva voz, sobre a vida das pessoas, em Portugal, antes da “revolução dos cravos”, que colocou um fim ao Estado Novo e ao que este período significou.
Na primeira palestra, dia 23 de abril, destinada aos alunos do 6º ano de escolaridade, as professoras Fernanda Marques e Dulcínia Moital, testemunharam as suas vivências de infância e partilharam memórias dos tempos da ditadura. As histórias que contaram, na primeira pessoa, relataram coisas incríveis, entre as quais a falta de liberdade de expressão, a tortura dos preso políticos, a ceia à luz da candeia e a vida dos alunos durante o Estado Novo, numa escola bem diferente da atual!
Na segunda palestra, no dia 24, os alunos do 9º ano e do ensino secundário tiveram a oportunidade de ouvir o testemunho do professor e escritor Joaquim Pires Bento que combatia na Guerra Colonial, em Angola, quando ocorreu o 25 de Abril de 1974.
O seu livro “Mistérios em Tempos de Vendavais”, inspirado nas suas experiências de guerra, deu o mote para um relato vivo e muito elucidativo do que foi viver esses tempos conturbados, que anunciavam mudança.
Agradecemos o generoso contributo das professoras Fernanda Marques e Dulcínia Moital e do professor Joaquim Bento, cujos relatos tornaram mais significativa e presente a história recente do nosso país.
As “Canções de Abril” também animaram a manhã do dia 24 de abril, no pátio exterior, junto ao campo sintético. Os protagonistas desta atividade foram os alunos do 2º ciclo que entoaram músicas de abril, orientados pelas professoras de Educação Musical, Helena Sobreira e Estela Santos.
Toda a comunidade escolar acompanhou com emoção as canções “Venham mais cinco”, “E depois do adeus”, “Grândola, Vila Morena” e “Somos livres”, também conhecida por “A Gaivota”.
“Canções de Abril” resultou de uma longa preparação das professoras de Educação Musical e dos alunos do 2º ciclo que estão de parabéns pelo excelente momento musical que proporcionam a toda a comunidade escolar.
Finalmente, a atividade mais notável realizada na escola e dinamizada pelo departamento de Ciências Sociais e Humanas, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, foi a denominada “Árvores de Abril”!
Ao longo dos dias 23 e 24 de abril, todas as árvores do recinto escolar foram sendo enfeitadas com cravos, imagens, e diversos objetos que reavivam a memória de um Portugal em ditadura, em que imperava o autoritarismo. a falta de liberdade, a censura, as prisões políticas, o desrespeito pelos direitos humanos, a guerra colonial, assim como as memórias também de um dos dias mais importantes da História de Portugal, o dia 25 de Abril de 1974, em que um golpe de Estado levado a cabo pelos militares, permitiu aos portugueses caminhar para a construção de um país democrática.
Cada árvore do espaço da EB23/S Rainha Santa Isabel espelha a reflexão sobre o 25 de Abril realizada por cada uma das nossas 30 turmas.
Parabéns a todos os que contribuíram, com a realização destas atividades, para não esquecermos a importância deste dia para Portugal…e para que possamos continuar a dizer Liberdade!