Favas com entrecosto, enchidos e ovo escalfado e “favas à Meirinhas” são duas das iguarias que vão ser servidas este fim de semana no Festival da Fava em Meirinhas, no concelho de Pombal, entre 10 e 12 de maio.
O certame, que vai já na quinta edição, faz desta leguminosa a rainha, mas não faltam opções para quem não é adepto de fava.
À semelhança das quatro primeiras edições, a junta de freguesia volta a envolver na organização as coletividades locais: Associação Recreativa de Meirinhas, Associação de Pais e Associação Lar da Felicidade, para quem revertem os lucros. Esta última associação é responsável por confecionar as favas, que foram apanhadas e debulhadas durante os últimos dias. Haverá mais de uma tonelada de favas à mesa.
Além da gastronomia, o evento terá animação musical: na sexta-feira há baile com Graciano Ricardo, a partir das 21h30; no sábado, atua o Grupo de Concertinas Marquês de Pombal (13 horas), Xico à Portuguesa (a partir das 21h30) e depois o dj Bagunçada. Ruizinho de Penacova e o Grupo de Concertinas Carlos Barbosa animam a tarde de domingo.