Já tem data marcada a quarta edição da “Leiria, Marcha!”, em defesa dos direitos humanos das pessoas LGBTQIA+ e contra todas as formas de discriminação.
A marcha acontece no próximo dia 22 de setembro, ainda em hora a determinar, e tem também o objetivo de “celebrar e reivindicar os direitos e a visibilidade da comunidade queer”.
“A 4ª Marcha pelos Direitos LGBTQIA+ de Leiria é uma manifestação queer interventiva e reinvidicativa por direitos humanos para todes. No presente momento, é uma forma de também celebrar Abril e os 50 anos do Dia da Liberdade de 1974, já que foi a partir de então que os direitos que vinculam a liberdade de amar e de existir das pessoas LGBTQIAP+ em Portugal se tornaram realidade. Vamos celebrar as conquistas alcançadas e reafirmar a nossa luta pelos direitos humanos e a igualdade de todes”, afirma a organização em comunicado.
O evento, que reúne milhares de pessoas todos os anos, é organizado pelo coletivo Movimento LGBTI Leiria, pela Collippo, pelo grupo de Leiria da Amnistia Internacional e pelas associações de estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, e da Escola Superior de Saúde, do Politécnico de Leiria; e conta com o apoio da Câmara de Leiria.
A organização frisa em nota de imprensa que a manifestação é aberta a todas as pessoas que defendem os direitos humanos e a igualdade, independentemente da orientação sexual, identidade de género, etnia, religião ou outras características.