A artista de Pombal iolanda voltou a conquistar o público e garantiu um lugar no leque de dez finalistas do Festival Eurovisão da Canção.
Iolanda foi a 14ª a atuar na primeira semifinal da Eurovisão, esta terça-feira, em direto de Malmö, na Suécia. A cantora subiu ao palco vestida de branco, acompanhada por cinco bailarinos, revelando uma criação original do designer Tiago Bessa. A música “Grito” foi co-escrita por Luar.
Além de Portugal, passaram à final da Eurovisão a Sérvia, com Teya Dora e “Ramonda“; Eslovénia, com Raiven e “Veronika“; Ucrânia, com o duo alyona alyona & Jerry Heil e “Teresa & Maria“; Lituânia, com Silvester Belt e “Luktelk“; Finlândia, com windows95man, com “No Rules!”; Chipre, com Silia Kapsis e “Liar“; Croácia, com Baby Lasagna e “Rim Tim Tagi Dim“; Irlanda, com Bambie Thug e “Doomsday Blue”, e Luxemburgo, com TALI e “Fighter”.
Recorde-se que iolanda ficou em primeiro lugar nos votos do júri regional e em segundo nos votos do público no Festival da Canção, em março. Era uma das preferidas desde a primeira semifinal do festival.
Portugal venceu pela primeira e única vez o Festival Eurovisão da Canção em 2017, com o tema “Amar pelos dois”, interpretado por Salvador Sobral e composto por Luísa Sobral. Na sequência da vitória, Lisboa acolheu, no ano seguinte, o concurso.
No ano passado, Portugal em 23.º lugar no Festival Eurovisão da Canção, com Mimicat e a canção “Ai coração”.