Algumas sugestões dos vários programas preparados na região para assinalar o Dia Internacional dos Museus e Noite dos Museus:
Leiria
No Museu Escolar de Marrazes, há visitas guiadas na sexta-feira, dia 17. Sábado, dia 18, há performance “Léguas de Línguas”, pela SAMP, no Centro de DiáIogo Intercultural de Leiria (10h30). No Castelo, o CaosArte faz visitas encenadas (11h e 15h) e no Moinho do Papel há workshop “Como colorir papel sem tinta!?” (15h30). No Museu de Leiria é apresentado o livro “Cidade de Leiria — Tamanho e Desenho” (15 horas), enquanto no Agromuseu, na Ortigosa, Céu Pedrosa ensina olaria (15h). À noite, a Igreja de Santo Agostinho recebe “Concerto com História”, pelo Coro do Orfeão de Leiria e Coro de Câmara Ourearte, com João Santos ao órgão, Bruno Santos no saxofone e comentários de Marco Daniel Duarte (21h30). Domingo, dia 19, há percurso pedestre no Lapedo “Conservando, Conversando” (9h30, partida do CIALV) e CaosArte volta ao Castelo com visitas encenadas (11h e 15h). Ao fim da tarde, no Museu de Leiria há concerto de Senhor Jorge (18h30)
Alcobaça
No Parlatório do Mosteiro de Alcobaça, é apresentado o projeto “A escultura de Alcobaça: a sua importãncia para a comunidade”, sábado, dia 18 (15h). Pela manhã (10h30) e para famílias há ateliê “Uma viagem no tempo: como é ser monge copista” (gratuito, inscrição: se@malcobaca.dgpc.pt). Os museus do Vinho, Raul da Bernarda, das Máquinas Falantes e a Central da Confluência dos rios Alcoa e Baça abrem portas gratuitamente no sábado. No Museu do Vinho é inaugurada a exposição “Rita & Rafael: um olhar sobre os pintores da olaria de Alcobaça”, com cerca de cem peças da Fábrica Olaria de Alcobaça, e há visitas guiadas (10h, 11h, 12h, 14h, 15, 16h e 17h). No Museu das Máquinas Falantes a visita guiada é no domingo, dia 19 (15h).
Batalha
Esta quinta-feira, dia 16, o Museu da Comunidade Concelhia da Batalha (MCCB) festeja a Noite dos Museus com caça ao tesouro noturna no museu e na vila (21h, inscrições: 244 769 878). No sábado, dia 18, a entrada é livre no MCCB e o museu, em associação com o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, promete o “Trilho da Batalha Real”, que recorda, ao longo de 8 km, o percurso das tropas castelhanas até ao local da Batalha de Aljubarrota. No Mosteiro da Batalha, há visitas guiadas às gárgulas dias 18 e 19 de maio (10h30, 14h e 16h, inscrição: 5 euros por se@mbatalha.dgpc.pt). No monumento,Alberto Faria faz visitas guiadas à pintura e escultura e aos estilos de arquitetura no sábado e domingo (inscrição gratuita pelo mesmo e-mail)
Marinha Grande
No Museu do Vidro há visita temática “De residência de Guilherme Stephens a Museu do Vidro” no sábado, dia 18 (10h30, com Jorge Custódio (inscrição: museu.vidro@cm-mgrande.pt). No mesmo dia, no pátio do Museu Joaquim Correia há bailado “Alice no país das maravilhas”, por Rosales Ballet (17h)
Peniche
O novo Museu Nacional da Resistência e Liberdade tem entrada livre neste sábado, dia 18
Pombal
O Museu de Arte Popular Portuguesa estreia a visita performativa de Inesa Markava sábado, dia 18 (17h30)