Desenvolver um produto que integre a oferta turística outdoor dos concelhos de Ansião e Alvaiázere é o grande desígnio do projeto Sicó Outdoor Center que será apresentado no próximo dia 20, com a presença do secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado.
Na prática, irão ser criadas duas portas de entrada – estruturas de acolhimento -, uma a norte, que será instalada no Parque Verde do Nabão, em Ansião, e outra a sul, no Parque de Campismo de Alvaiázere, delimitando a zona.
Em Ansião, o Centro de Apoio à Rede de Percursos Pedestres irá ser dotado de tecnologia, o skate park vai ser renovado e será criada uma Pump Track.
Do lado de Alvaiázere, será instalado, no Museu, um simulador de parapente e, na serra, será feita a requalificação física das pistas de parapente, uma de descolagem e duas de aterragem. Será ainda requalificado o troço do Caminho de Santiago que atravessa o concelho.
No intervalo entre as duas portas, os circuitos de BTT, de estrada e trilhos ali existentes serão melhorados, certificados e homologados.
O projeto, que visa impulsionar Sicó como um destino turístico de natureza de excelência ambiental, com uma oferta integrada de atividades outdoor [ar livre] existentes nos dois municípios, será financiado em 838 mil euros conseguidos através de candidatura conjunta ao aviso Regenerar e Valorizar Territórios – Incêndios 2022, dirigido aos 14 concelhos afetados pelos incêndios de 2022.
Na ocasião será assinada a Carta de Compromisso da Certificação Biosfera Destination, com o objetivo de criar um destino de qualidade para locais e turistas e obter a Certificação Biosphere, selo internacional que posiciona os territórios enquanto destinos turísticos sustentáveis, refletindo o esforço das autarquias para cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.