Celebrar a cidade em modo fotográfico no centro histórico é O convite para o Dia do Município de Leiria. Depois da estreia em 2021, o projeto “Tipo Passe” regressa este ano com 12 estúdios de rua de autor e todos são convidados a posar como antigamente para retratos “à la minute” – mas digitais e gratuitos.
A atividade é uma iniciativa da associação Café Central e os fotógrafos de serviço são Ana Veloso, Carla De Sousa, Carolina Miguel, Enric Vives-Rubio, Joaquim Dâmaso, Kid Richards, Maria Kowalski, Né Themudo, Nuno André Ferreira, Rita Carmo, Ricardo Graça e Sal Nunkachov.
Segundo a organização, num tempo em que “milhões de fotos são feitas e esquecidas sem cuidado”, a intenção é captar a essência da cidade, uma abstração constituída por “todos nós”, porque “são as pessoas que fazem os lugares”. Dessa forma, o desafio a população comparecer, deixar-se retratar e “mostrar quem é Leiria”.
“Tipo Passe” cresce relativamente à primeira edição, com a adição de quatro fotógrafos aos mini-estúdios estrategicamente instalados no centro histórico de Leiria. As sessões fotográficas decorrem entre as 11 e as 13 horas do dia 22 de maio e todos são convidados a aparecer a solo e em família. Ou até com “o gato, o malmequer, as tuas rugas, os teus olhos, a tua persona”, para “festejar a vida connosco”, convida o Café Central, antes que “sejamos todos um promp ou uma selfie à beira mar perdida num feed indiferenciado”.