O Olympiacos conquistou ontem a Liga Conferência, em futebol, ao vencer a Fiorentina por 1-0, após prolongamento, na final realizada esta quarta-feira em Atenas.
O jogo decisivo que atribuiu um título histórico ao clube grego foi arbitrado pelo português Artur Soares Dias, que foi assistido por Paulo Soares e Pedro Ribero, estando Tiago Martins como VAR.
Mas há mais ligações desta final europeia de futebol a Portugal e à região de Leiria.
O clube grego tem vários jogadores portugueses no seu plantel e quatro deles alinharam na partida: David Carmo, Podence e Chiquinho alinharam a titulares. O treinador José Luis Mendilibar ainda fez entrar André Horta.
Já o médio João Carvalho, de 27 anos e natural de Castanheira de Pera, acabou por não jogar a partida, mas tal como Gélson Martins e Rúben Vezo, que não foram convocados, mas celebrou a conquista do troféu entusiasticamente no relvado de Atenas.
Esta é a segunda vez que o jogador da região de Leiria representa o clube grego, depois de ter realizado toda a sua formação no Benfica. Daí saiu para Vitória FC, Nottingham Forest, Almería, Olympiacos, Estoril Praia e o regresso ao clube grego, onde fez 29 jogos esta época.
O Olympiacos tornou-se na primeira equipa grega a erguer um troféu europeu e tornou-se também na primeira equipa a ganhar uma Youth League e uma prova europeia na mesma temporada.
A região de Leiria esteve ainda representada por outro nome: o batalhense Luciano Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) esteve com Pedro Proença, presidente da European Leagues e da Liga Portugal, a assistir à final da UEFA Europa Conference League, na tribuna do AEK Arena.