O festival de música erudita ZêzereArts regressa de 15 a 28 de julho, fundindo pedagogia, música e património, com cursos para músicos e oferta de concertos, recitais e espetáculos de ópera em lugares emblemáticos de quatro concelhos, dois deles na região de Leiria.
A primeira paragem por cá é em Ourém, no dia 18 de julho, com um concerto de música de câmara no Paços do Conde, pelos alunos do estágio da Orquestra Sinfónica Jovem, a partir das 16 horas.
O grupo volta a atuar no dia 21 de julho no Teatro Municipal de Ourém, pelas 15 horas.
No dia 19 de julho, às 19 horas, as Capelas Imperfeitas do Mosteiro da Batalha recebem o concerto coral “Songs of Destiny”, protagonizado pelo ZêzereArts Coro Sinfónico e a Musicamerata Ensemble, com direção de Brian MacKay. Serão interpretadas as obras “The dark night of the soul” de Ola Gjeilo, “See Me” de Reena Esmail, “Schicksalslied” de Brahms e “Cloudburst” de Eric Whitacre.
Todos os concertos são de entrada gratuita.
O festival, que tem marcado a agenda cultural de verão na região há 14 anos, foi criado em 2011 pelo maestro Brian MacKay, em Ferreira do Zêzere, focado na formação de estudantes de música, jovens músicos e amadores, tendo indo progressivamente alargando a sua área de intervenção, juntando o património e a música erudita.
Mais informação sobre o festival aqui.