Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Primeiro doutoramento do Politécnico de Leiria arranca no próximo ano letivo

Doutoramento em Engenharia da Digitalização vai ser promovido em parceria com uma universidade da Irlanda e o instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

O primeiro doutoramento outorgado pelo Politécnico de Leiria arranca no próximo ano letivo, anunciou ontem a instituição, considerando este “mais um passo relevante” para a sua transformação em universidade.

Numa nota de imprensa, o Politécnico de Leiria (IPL) divulgou que o seu primeiro doutoramento foi acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, “pelo período de seis anos, o máximo que pode ser alcançado”.

“Trata-se do Doutoramento Internacional em Engenharia da Digitalização, promovido em parceria com a Technological University of the Shannon (Irlanda) e o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)”.

Segundo o Politécnico, “este será o primeiro doutoramento cujo grau será diretamente outorgado” pela instituição, “desencadeando, assim, mais um passo relevante para a transformação da instituição em universidade”.

Na nota de imprensa, lê-se que “o doutoramento em Engenharia da Digitalização pretende desenvolver o conhecimento nas novas tecnologias digitais aplicadas à automação de processos e serviços, como os sistemas ciberfísicos, de robótica, de inteligência artificial, de ‘Cloud’ e ‘IoT’, a tecnologia 5G (conectividade), assim como os sistemas energéticos sustentáveis e inteligentes, constituindo-se, no seu conjunto, como alicerces da transição digital na indústria e serviços”.

“O programa de doutoramento tem como objetivo capacitar a indústria e as entidades públicas com responsabilidades de gestão do território para o aproveitamento destas tecnologias digitais emergentes”, assinalou, salientando que “a participação de três instituições, de dois países distintos, permite uma maior mobilidade internacional dos estudantes, proporcionando uma visão abrangente e global das tecnologias de digitalização”.

O Politécnico esclareceu que a submissão deste doutoramento “surge no seguimento da aprovação, pela Assembleia da República, em fevereiro de 2023, das alterações à Lei de Bases do Sistema Educativo e do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior, que permite agora aos institutos politécnicos conferir o grau de doutor”.

Citado na nota de imprensa, o presidente do Politécnico de Leiria, Carlos Rabadão, referiu que o instituto tem “envidado esforços no sentido de organizar novos programas de doutoramento que respondam a desafios concretos da sociedade e da economia, visando contribuir para a inovação e para o desenvolvimento regional e nacional, e também internacional”.

O IPL está ainda a aguardar a decisão de autorização de funcionamento de dois outros programas doutorais, em Ciência de Dados para a Sustentabilidade, a ser realizado em parceria com a Universidade de Burgos (Espanha) e com o IPCA, e em Engenharia Sustentável de Produto e Processos, submetido recentemente para acreditação.

O Politécnico de Leiria possui atualmente um programa doutoral em Fabrico Digital Direto para as Indústrias dos Polímeros e Moldes, lecionado em associação com a Universidade do Minho, estando igualmente em funcionamento o doutoramento em Criação Artística, promovido em associação com a Universidade de Aveiro e o Instituto Politécnico do Porto.

“Relativamente ao doutoramento realizado em associação com a Universidade do Minho, está a decorrer o procedimento no sentido de nos permitir outorgar o grau de doutor autonomamente”, apontou Carlos Rabadão, realçando que com esta nova oferta de cursos de doutoramento, o Politécnico de Leiria permite que “estudantes de diversas regiões possam obter qualificações avançadas sem a necessidade de se deslocarem para as grandes universidades metropolitanas”.

Por outro lado, esta expansão “permitirá valorizar os talentos locais e dinamizar o tecido empresarial regional”, referiu ainda.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados