Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Desporto

Óbito/Manuel Fernandes: Presidente da República lembra jogador que marcou uma geração

Marcelo Rebelo de Sousa frisa o desempenho do “eterno capitão” do Sporting Clube de Portugal “dentro das quatro linhas”.

Manuel Fernandes estava internado há vários dias Foto: JD

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recordou hoje Manuel Fernandes, que morreu ontem e cujos golos e desempenho dentro das quatro linhas, no Sporting e na seleção, “marcaram uma geração e prestigiaram o futebol nacional”.

“O Presidente da República recorda Manuel Fernandes, antigo internacional português e ‘eterno capitão’ do Sporting Clube de Portugal, cujos golos e desempenho dentro das quatro linhas marcaram uma geração e prestigiaram o futebol nacional”, lê-se numa nota publicada na página da internet da Presidência da República.

Na mesma nota, Marcelo Rebelo de Sousa apresenta as “mais sentidas condolências à sua Família, amigos e às entidades desportivas que, ao longo da sua vida, serviu com grande dedicação”.

Além de Marcelo Rebelo de Sousa, muitas personalidades e clubes têm manifestado condolências pelo falecimento de Manuel Fernandes. A União de Leiria manifestou “profundo pesar pelo falecimento do último treinador a colocar a União de Leiria na primeira divisão (2009)”.

O Sporting Clube Farense frisa que “o futebol português está de luto. Depois de uma dura luta contra uma doença grave nos últimos meses, Manuel Fernandes faleceu esta noite, aos 73 anos. O Sporting Clube Farense endereça as mais sentidas condolências à família e amigos”.

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, classificou hoje como “um herói de várias gerações” o antigo futebolista Manuel Fernandes, que morreu na quinta-feira, e referiu que o “coração sportinguista está em sofrimento”.

“Partiu um dos melhores da história do Sporting Clube de Portugal, um dos melhores da história do futebol português. Mais do que uma lenda, morreu o herói de várias gerações. O coração Sportinguista está em sofrimento”, escreveu Varandas, numa mensagem divulgada pelo clube.

O presidente dos leões enviou os pêsames à família e aos amigos de Manuel Fernandes, a quem se referiu como: “o nosso capitão”.

Fernando Gomes, presidente da Federação Portuguesa de Futebol, referiu-se a Manuel Fernandes como “uma inspiração para jogadores de várias gerações”, e Pedro Proença, líder da Liga de clubes, enalteceu o “legado eterno” deixado pelo antigo futebolista e treinador.

José Mourinho disse hoje que Manuel Fernandes será sempre o seu treinador, lembrando-se dos tempos que foi o ex-futebolista do Sporting e também treinador a dar-lhe oportunidade no futebol profissional.

“Um grande homem, um jogador extraordinário, um amigo verdadeiro, o homem que acreditou num miúdo e levou-me para o futebol profissional. Deixou-nos e será um dia difícil de trabalho para mim, mas ainda o consigo ouvir ‘vamos lá, Zé’. O meu treinador, Manuel Fernandes para sempre”, escreveu Mourinho nas redes sociais.

Mourinho trabalhou com Manuel Fernandes quando integrou a formação do Vitória de Setúbal, mas também quando esteve ligado à prospeção no Olhanense e quando foi adjunto em equipas técnicas do Estrela da Amadora e Sporting.

Por seu lado, o internacional português Cristiano Ronaldo publicou igualmente nas redes sociais uma mensagem de pesar.

“Descansa em paz, Manuel Fernandes”, escreveu o avançado que está ao serviço da seleção nacional no Euro2024.

Manuel Fernandes, nascido em Sarilhos Pequenos, na Moita, em 5 de junho de 1951, notabilizou-se como jogador, sobretudo, ao serviço do Sporting, que representou entre 1975/76 e 1986/87, tendo passado ainda por Sarilhense, CUF e Vitória de Setúbal.

Pela seleção principal, o jogador que conseguiu um ‘póquer’ nos 7-1 do Sporting ao Benfica, em 1986/87, disputou 30 jogos, com sete golos.

Como treinador, orientou também Vitória de Setúbal, Ovarense, Campomaiorense, Tirsense, Santa Clara, Sporting, Penafiel, União de Leiria e ainda os angolanos do ASA.

(Notícia atualizada com declarações de Frederico Varandas e Fernando Gomes)

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados