Vinte bandas e cerca de 250 músicos vão levar mais de 40 concertos às ruas de Minde, Alcanena, nos dias 5 e 6 de julho, no âmbito do festival Brass iT, anunciou hoje a associação Improviso Divergente.
O festival promete dois dias intensos na vila vizinha de Mira de Aire, mas não só. Este ano também chega a várias freguesias do concelho de Alcanena e ainda a Fátima e Torres Novas, num evento que vai ter a participação de “cerca de 250 músicos e mais de 20 projetos”, do país e do estrangeiro, explicou Pedro Félix, presidente da associação, citado pela Lusa.
A Fátima, o Brass iT leva na sexta-feira, 5 de julho, os Leaps BB, para uma atuação na cervejaria Luís, a partir das 18 horas.
Segundo o músico e responsável pela organização do evento, o foco sexta edição será, como habitualmente, as bandas de rua, bandas que tocam instrumentos de sopro e de percussão e que “podem tocar em qualquer sítio, não estando dependentes de sistemas de som e podendo estar a tocar no meio das pessoas, num palco improvisado”. O registo do Brass iT cria “aqui uma “grande ligação e uma grande empatia com todos” os presentes.
“Contamos com as brass bands nacionais mais promissoras, com brass bands internacionais vindas de Espanha, com inúmeros espetáculos para as famílias (bebés e crianças), muita participação da comunidade local, ‘street food’ para todos os gostos, muita alegria e muita música”, afirmou.
Na sexta-feira, dia 5 de julho, atuam na praça central e nas ruas de Minde as formações Toca a Rufar, Orquestra Juvenil de Minde, Orquestra de Sopros e Percussão Juvenil do Conservatório de Música Jaime Chavinha (CMJC), de Minde, Fanfarra 4XX, Cottas Club Jazz Band, Leaps BB, BefunkBop, de Espanha, assim como a Sidral Brass Band.
No sábado, dia 6, além dos Toca a Rufar, que repetem a atuação, vão desfilar pelas ruas de Minde os projetos musicais da Sociedade Filarmónica Ouriense São 7 mas eu n’bebo, Tokifoge, BefunkBop (Espanha) Brass Dass, Sidral Brass Band (Espanha) e ManiFiesta.
A entrada em todos os momentos é gratuita.