A atuação da Orquestra Metropolitana de Lisboa prevista para este sábado na Cerca do Mosteiro de Alcobaça, no segundo concerto do Cistermúsica deste ano, foi adiada devido às condições meteorológicas adversas, anunciou a organização.
A Banda de Alcobaça promete que o espetáculo, que seria o primeiro concerto sinfónico desta edição, será reagendado “ainda dentro do período do festival” mas, para quem já adquiriu bilhete, é possível o reembolso, obtendo mais informações pelo e-mail info@cistermusica.com.
Ontem, sexta-feira, o festival abriu com lotação esgotada na nave central do Mosteiro, que encheu para ouvir o “Requiem”, de Fauré, pela Orquestra Melleo Harmonia e Coro Ricercare.
O próximo concerto de vulto desta 32ª edição do Cistermúsica é a 4 de julho (21h30), dia dedicado à música barroca, com o Ensemble Atena a levar à Sacristia Manuelina do Mosteiro de Alcobaça “Sonatas Ibéricas do Século XVIII”.
O programa trata um conjunto de obras ligadas ao percurso do violino como instrumento solista em Portugal, de autores portugueses da Real Câmara como Carlos Seixas e Francisco Xavier Baptista, mas também italianos que aqui se estabeleceram, como o destacado Domenico Scarlatti.
Antes, o festival apresenta este domingo, dia 30 (18h), no Cine-Teatro de Alcobaça, “Um caso bicudo no reino das esferas”, espetáculo de final de ano da Academia de Música de Alcobaça (AMA). Terça-feira, dia 2 (19 horas, entrada livre), o Real Abadia Congress & Spa Hotel, em Alcobaça, acolhe o recital de canto e guitarra clássica “Acorda!”, com Pedro Cibrão (voz) e Diogo Carlos (guitarra clássica). Na quarta-feira, dia 3 (21h30, entrada livre), há 12º Concurso Pequenos Grandes Talentos da AMA no Cine-Teatro.