Onze pessoas já foram resgatadas da embarcação que naufragou na madrugada desta quarta-feira entre a praia de São Pedro de Moel e a Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN) esta manhã.
A embarcação de pesca “Virgem Dolorosa” levava 17 tripulantes a bordo, dos quais três faleceram e foram resgatados 11. Três pessoas continuam desaparecidas, estando em curso operações de busca coordenadas pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima da Nazaré.
Para o local deslocaram-se ainda elementos do Projeto “SeaWatch”, da Autoridade Marítima Nacional, e o Grupo de Mergulho Forense da Polícia Marítima.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado e encontra-se a prestar apoio.
O alerta para o acidente foi dado às 4h33 pelo comando local da Polícia Marítima da Nazaré. Segundo a AMN, desconhecem-se ainda as causas do naufrágio.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já endereçou condolências às famílias das vítimas e realçou que esta tragédia relembra os riscos e perigos enfrentados diariamente pelos pescadores de todo o país.
“Esta profissão, que tanto enriquece a nossa tradição marítima, também nos recorda os riscos e desafios enfrentados por muitos dos nossos compatriotas, os quais merecem o nosso respeito e admiração. A perda das vidas destes valorosos homens é uma tragédia para todos nós”, lê-se na nota publicada na página online da Presidência da República.
De acordo com o capitão do Porto e comandante local da Polícia Marítima da Figueira da Foz, Pedro Cervaens Costa, os resgates foram realizados pela estação salva-vidas da capitania Porto da Nazaré, juntamente com embarcações de pesca.
“Ainda não se sabe o que se passou, a embarcação virou a uma milha a oeste de São Pedro do Moel. A agitação marítima não era considerável, mas ainda não estão apuradas as causas”, referiu, em declarações a canais de televisão, na Figueira da Foz.
O alerta para o adornamento da embarcação de pesca “Virgem Dolorosa” foi dado às 4h33 para o Comando-local da Polícia Marítima da Nazaré.
Cervaens Costa explicou que a embarcação que naufragou está “localizada e visível”, continuando a decorrer operações de busca e salvamento, com a ajuda de um helicóptero da força aérea, um drone da Nazaré e uma equipa de mergulho.
Segundo o presidente da Câmara da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, a “Virgem Dolorosa” é uma traineira com 24 por seis metros, com porto na Figueira da Foz.
A maioria das pessoas que seguiam na embarcação é da Figueira da Foz (Leirosa), havendo dois tripulantes da Indonésia, que foram resgatados com vida.
(Notícia atualizada com declarações de Marcelo Rebelo de Sousa e informação sobre a embarcação)