Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Figueira da Foz decreta três dias de luto por morte de pescadores da “Virgem Dolorosa”

Três pescadores continuam desaparecidos, estando as buscas em curso.

 A Câmara da Figueira da Foz decretou três dias de luto municipal, de sexta-feira a domingo, com a colocação da bandeira do município a meia haste nos edifícios municipais, pela morte de pescadores da “Virgem Dolorosa”, foi ontem anunciado.

Segundo uma nota da autarquia, o presidente da Câmara da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, “decretou o luto municipal por três dias”, entre 5 e 7 de julho, a cumprir a partir desta sexta-feira, “procedendo à colocação da bandeira do município a meia haste nos edifícios municipais”.

A iniciativa visa a “expressão de pesar pelo falecimento dos pescadores da embarcação ‘Virgem Dolorosa’, que naufragou na madrugada do dia 3 de julho, ao largo das praias de São Pedro de Moel e de Vieira de Leiria”, lê-se na nota.

Na quarta-feira, às 4h33, foi dado o alerta para o naufrágio da embarcação de pesca “Virgem Dolorosa”, ao largo do concelho da Marinha Grande, para o comando local da Polícia Marítima da Nazaré.

Dos 17 tripulantes, 11 foram resgatados. Registaram-se três mortes e há ainda três desaparecidos, naturais da Leirosa, na Figueira da Foz.

As buscas para encontrar os três desaparecidos prosseguem hoje, pelo terceiro dia consecutivo, segundo o capitão do porto da Nazaré.

Em declarações à agência Lusa, João Severino Lourenço adiantou que as buscas prosseguem com um navio patrulha oceânico e com viaturas Amarok do projeto Seawatch e Polícia Marítima.

“Durante do dia de hoje serão também efetuadas operações de mergulho técnico por uma empresa privada a pedido do armador, com o objetivo de definir um plano para a reflutuação e posterior remoção da embarcação”, disse.

De acordo com o capitão do porto da Nazaré, os mergulhos técnicos serão acompanhados pela Polícia Marítima.

Os funerais das três vítimas mortais realizam-se no sábado, no concelho da Figueira da Foz, disse à Lusa fonte da Funerária Oliveira.

Segundo Miguel Oliveira, o primeiro funeral realiza-se às 11 horas, no Centro Funerário Oliveira, na Figueira da Foz (distrito de Coimbra), local onde às 14 horas começam as cerimónias fúnebres de outro pescador.

Às 16 horas, na Igreja Matriz de Lavos, decorre o funeral da terceira vítima mortal do naufrágio.

As vítimas mortais eram naturais da Figueira da Foz, Buarcos e Lavos, e tinham entre os 42 e os 54 anos, de acordo com a funerária.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados