A construção do Terminal Intermodal de Leiria (TIL) deverá ser adjudicada por 2.256.356,15 euros à empresa Nova Gente, de acordo com a deliberação aprovada na passada terça-feira, pela Câmara de Leiria. A esse valor (menos 300 mil euros do que o valor base do concurso), acresce o IVA.
O novo equipamento, que pretende substituir o atual terminal rodoviário, será construído na zona de estacionamento que serve as piscinas municipais, devendo a obra demorar cerca de nove meses.
Segundo a autarquia, a expectativa é que os trabalhos possam começar em outubro, após luz verde do Tribunal de Contas, para entrar em funcionamento um ano depois.
O projeto da futura central de mobilidade contempla espaço para 15 autocarros, uma praça coberta, uma zona de descanso exterior, uma bilheteira e um edifício com dois pisos. Uma sala de espera com vista para todos os cais e com capacidade para 100 pessoas ocupará o rés-do-chão, ficando o primeiro piso reservado a serviços administrativos, incluindo uma sala de reuniões, quatro gabinetes, uma copa, instalações sanitárias, espaços de apoio e atendimento ao cliente.
O município justifica a decisão de construção da central na sequência da venda do terminal rodoviário da avenida Heróis de Angola, de modo a garantir a continuidade da prestação do serviço de transporte coletivo.