Melhorar a resposta dos serviços públicos de saúde no âmbito da saúde menstrual é o objetivo do questionário “Vamos falar de menstruação?” que a Direção-Geral de Saúde (DGS) lançou online, convidando à participação das “pessoas que menstruam”.
A iniciativa, que visa a realização de um diagnóstico da situação em Portugal, responde ainda ao apelo da Organização Mundial de Saúde (OMS) que considera a necessidade de a saúde menstrual ser “reconhecida, enquadrada e abordada como uma questão de saúde e de direitos humanos, e não apenas como uma questão de higiene”.
“A menstruação é um processo fisiológico com impacto na saúde e bem-estar das pessoas que menstruam, ao longo do ciclo de vida – antes da menarca e até após a menopausa”, sublinha a DGS, reconhecendo como “fundamental o acesso à informação e educação para a saúde sobre a menstruação, o acesso a produtos de higiene e a promoção de contextos de vida responsivos aos direitos sexuais e reprodutivos”.
O questionário, de natureza confidencial e anónima, está disponível em https://n9.cl/hcrm5c, podendo as interessadas responder até 11 de agosto.