Os números são impressionantes e revelam que todos os anos são despejadas entre 8 a 12 milhões de toneladas de lixo no oceano e que a maioria, quase 90%, são plásticos e microplásticos. A este ritmo, estima-se que, em 2050, é muito provável que haja mais plásticos do que peixes no mar.
É para sensibilizar os jovens sobre a relação entre o consumo de produtos descartáveis, especialmente de plástico, e a poluição dos ecossistemas marinhos, que a associação ‘Bora Ambientar está a desenvolver a campanha “Não Há Oceano B!”.
A praia da Foz do Arelho, em Caldas da Rainha, é o primeiro local, a nível nacional a receber os sete painéis informativos, junto dos ecopontos da praia.
Através destes painéis, são transmitidas estatísticas relevantes sobre o problema do lixo marinho e é feito o apelo a um comportamento responsável por parte dos banhistas.
Com uma estrutura produzida a partir de plásticos mistos reciclados, os painéis “Não há Oceano B!” demonstram o potencial de colocar os resíduos recicláveis ao serviço da economia circular, evitando que se tornem lixo.