Há um bobo entre os músicos de Nuvem Voadora que, no sábado, dia 27, andará ao final da tarde (18h20) entre a praça Rodrigues Lobo e o jardim Santo Agostinho. É “BuFanfa”, espetáculo que abre a quinta edição do festival CriaJazz e que apresenta uma relevante componente performativa: os músicos incorporam os instrumentos que tocam, numa apresentação algo surrealista.
O festival organizado pel’“O Nariz” arranca neste fim de semana, com jazz mesclado de outras influências, como músicas do mundo, mas também dramaturgia – ou não estivesse a organização a cargo de um grupo de teatro. Nesta edição, “O Nariz” pretende vincar o cariz festivo de CriaJazz, povoando-o com outras sonoridades para além do jazz mais clássico.
No domingo, o festival sobe ao Castelo (19 horas) com R’B & Mr. SC, formação que tem “uma sonoridade um pouco teatral também”, antecipa Pedro Oliveira, d’“O Nariz”.
Igualmente no Castelo de Leiria, apresenta-se no dia 18 de agosto o Mbye Ebrima Quarteto, liderada pelo compositor, cantor e tocador de kora gambiano, que se faz acompanhar de músicos da Guiné-Bissau, Angola e Cabo Verde.
“Vai ser uma mistura entre jazz, músicas do mundo e música étnica numa festa de som em que as pessoas, simplesmente, não vão conseguir estar paradas”, conclui Pedro Oliveira.