Há um novo romance sobre a relação entre D. Dinis e a rainha D. Isabel, acabado de lançar em Óbidos, no âmbito do Mercado Medieval que decorre até domingo, dia 28 de julho.
“Romance de Dom Dinis, El-Rey que (nom) fez tudo quanto quis”, da autoria de Natália Constâncio, retrata “a vida e o relacionamento de Dom Dinis e de Dona Isabel”, explicou a autora na cerimónia de lançamento realizada na Casa José Saramago – Biblioteca Municipal de Óbidos.
A vila de Óbidos surge também referida na obra porque “o castelo constituiu uma dádiva matrimonial a Dona Isabel”, recordou a escritora.
“Muito embora se trate de um romance que apresenta o discurso do Rei, a obra tem como protagonista Dona Isabel”, esclareceu Natália Constâncio, doutorada em Estudos Portugueses e Mestre em Literaturas Românicas – Literatura Portuguesa e investigadora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa.
Na sinopse do livro explica-se que este trata “a dualidade anímica em que se vê Dona Isabel, ante dois amores igualmente sublimes: o que dedica a Deus e o que experiencia com Dom Dinis”.
Mercado Medieval de Óbidos até domingo
Muitos “súbditos” acorreram a Óbidos na última semana para saudar e festejar a chegada de D. Dinis e da rainha Santa Isabel à vila, que este ano celebra o casamento entre o Rei Trovador e a Rainha Santa.
Esta edição do Mercado Medieval de Óbidos tem como tema “Entre rosas e espinhos” e decorre até dia 28 de julho, domingo, com muita música, danças, animação para os mais novos, gastronomia e recriações várias para entreter e encantar visitantes.
Entre a vasta programação, destaque para a Receção aos Reis, cortejo que acontece diariamente às 18 horas, o Torneio das Tréguas, também todos os dias (19h30, 21h e 22h30) ou o Milagre das Rosas, também repetido a cada dia (19h). Mas há muito mais para descobrir.
Toda a programação está disponível em mercadomedievalobidos.pt.