O calendário escolar do próximo ano letivo, que, pela primeira vez no concelho de Leiria, irá funcionar por semestres, está a ser divulgado pelos diversos agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas e colégios que aderiram a este novo modelo.
O primeiro semestre tem início a 12 de setembro para todos os níveis de ensino, terminando a 24 de janeiro de 2025.
A primeira interrupção, para avaliação intercalar de carácter qualitativa, decorre entre 18 e 22 de novembro de 2024. Seguem-se as férias de Natal, de 23 de dezembro a 3 de janeiro de 2025.
O novo calendário escolar contempla uma terceira pausa, entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2025, desta vez para avaliação final do 1º semestre.
O segundo semestre começa a 3 de fevereiro de 2025, estando a pausa do Carnaval prevista para os dias 3, 4 e 5 de março, enquanto as férias da Páscoa têm lugar entre 14 e 21 de abril.
O ano letivo termina em datas diferentes: no dia 6 de junho de 2025 para os 9º, 11º e 12º anos; a 13 de junho para os 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos; e a 27 de junho para o pré-escolar e 1.º ciclo.
Contas feitas, na organização por semestres, as pausas letivas para os alunos totalizam 25 dias úteis, distribuídos por cinco períodos (excluindo fins de semana e feriados), sendo que as férias do Natal e da Páscoa são mais curtas.
Se fosse assumido o calendário por períodos, a exemplo dos anos anteriores, os alunos teriam 23 dias úteis de pausa, no Natal, Carnaval e Páscoa, de acordo com o calendário divulgado pela tutela, sendo que o ano letivo poderia começar em datas distintas, entre os dias 12 e 16 de setembro.
Segundo adiantam os agrupamentos de escolas, e na sequência da informação já avançada pelo município, a adoção deste novo cronograma tem como objetivo “a promoção da qualidade das aprendizagens e o sucesso de todos, e do bem-estar da comunidade educativa”.
A implementação da organização semestral no ano letivo 2024/2025, foi decidida, por maioria, pelos agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas e colégios do concelho de Leiria, em articulação com a Câmara Municipal.
No concelho, a arranque do ano letivo será marcado pela entrada em funcionamento do novo centro escolar dos Marrazes, que abre logo no início de setembro para receber crianças e alunos com apoio à família.