Gabriel Mendes, natural da Marinha Grande, é selecionador nacional de ciclismo de pista e integra a equipa que ontem, quinta-feira, viu Iúri Leitão conquistar a medalha de prata nos Jogos Olímpicos, a primeira para Portugal na modalidade.
O Município da Marinha Grande, através da sua página de Facebook, felicita o marinhense: “Esta conquista olímpica é um exemplo da excelência, dedicação e profissionalismo do atleta e treinador”, lê-se.
“Gabriel Mendes é um verdadeiro embaixador da Marinha Grande e um exemplo para o desporto nacional”, conclui a autarquia.
Em novembro passado, o selecionador recebeu o prémio Mérito Desportivo, entregue pelo Comité Olímpico de Portugal (COP), durante a Celebração Olímpica 2023.
O campeão do mundo em título, Iúri Leitão, deu a primeira medalha ao ciclismo de pista português na edição deste ano dos Jogos Olímpicos, que decorrem em Paris (França), até ao dia 11 de agosto.
Na estreia olímpica masculina de Portugal no ciclismo de pista, Iúri Leitão concluiu o omnium com 153 pontos, atrás do francês Benjamin Thomas (164) e à frente do belga Fábio van den Bossche (131), dando a segunda medalha à Missão portuguesa em Paris2024, depois do bronze da judoca Patrícia Sampaio em -78 kg.
O vianense, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na pista e a segunda da história do ciclismo português em Jogos Olímpicos, depois de Sérgio Paulinho ter sido segundo na prova de fundo em Atenas2004.