Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais


Peniche

Alargada telerreabilitação aos utentes dos centros de saúde na região Oeste

A telerreabilitação, um projeto digital e inovador com a colaboração de duas fisioterapeutas, dispensa os utentes de se deslocarem aos locais de tratamento

Imagem do exterior do hospital de peniche

 A Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste alargou o projeto de telerreabilitação dos cuidados hospitalares aos utentes dos centros de saúde da região, revelou na quarta-feira, dia 7, a ULS.

“O projeto de telereabilitação nos cuidados hospitalares, que se iniciou em 2020 em plena pandemia [de covid-19] na unidade hospitalar de Caldas da Rainha, vê agora a sua expansão para os cuidados de saúde primários, continuando com a parceira tecnológica”, informou a ULS em comunicado.

O projeto vai ser alargado aos centros de saúde, a começar pela Unidade de Saúde Familiar Rainha D. Leonor, e vai abranger “outro tipo de patologias”.

A telerreabilitação, um projeto digital e inovador com a colaboração de duas fisioterapeutas, dispensa os utentes de se deslocarem aos locais de tratamento.

O utente é acompanhado pelo fisioterapeuta na plataforma digital, havendo a possibilidade de ajustar o plano terapêutico, em função das necessidades do utente. No final do plano de exercícios, o utente é reavaliado no sentido de se reajustar a decisão terapêutica ou ter alta do tratamento.

No hospital de Caldas da Rainha, foi reduzida a pegada ecológica associada à prestação dos cuidados de saúde em cerca de 60.000 quilómetros.

O projeto permite reduzir “custos associados às deslocações, recursos humanos e materiais”, aumentando o número de utentes aderentes, permitindo uma melhor conciliação da vida do utente com a intervenção terapêutica, diminuindo o absentismo laboral.

Com o projeto, a ULS Oeste tem como objetivos “aumentar a capacidade de resposta”, ter uma “prestação de cuidados de saúde personalizados, seguros, confiáveis” e promover a literacia em saúde.

A Unidade Local de Saúde do Oeste gere, desde o início deste ano, os hospitais de Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras pertencentes ao Centro Hospitalar do Oeste, e os centros de saúde dos agrupamentos Oeste Norte e Oeste Sul, servindo os 235 mil habitantes dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche (distrito de Leiria), Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço (distrito de Lisboa).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados