Amanhã, 20 de agosto, há dupla inauguração agendada para o Armazém das Artes. Duas novas exposições são apresentadas no espaço cultural de Alcobaça: uma é dedicada à obra cerâmica de José Aurélio, numa retrospetiva inédita; outra intitula-se “45/24 Pratos de Guerra, Pratos de Paz” e é inspirada numa iniciativa da Olaria de Alcobaça nos anos 40 do século passado.
Estes pratos que integram agora as coleções de António Villa Nova, Carlos e Conceição Marques foram produzidos no contexto da II Guerra Mundial, dando a conhecer os avanços dos aliados no conflito. Algumas dessas peças foram já apresentadas anteriormente no Armazém das Artes há alguns anos.
Nesta nova abordagem a esses pratos históricos, os exemplares que restam são apresentados conjuntamente com obras contemporâneas que projetam reflexões, visões, pensamentos, conclusões e dúvidas sobre a guerra e paz para um conjunto de artistas convidados.
Participam os artistas ana+betânia, José Aurélio, Liliana Sousa, Paulo Óscar, Sofia Areal, Thierry Ferreira, Virgínia Fróis, Conceição Cabral e Wilson Esperança, comissariados por José Aurélio, Alberto Guerreiro e Maria Manuel Aurélio.
A inauguração é esta terça-feira, às 15 horas, com entrada livre. Para o dia 23 de agosto está prevista uma visita da curadoria a “45/24 Pratos de Guerra, Pratos de Paz”, às 19 horas, também com acesso gratuito.