O relógio está a rodar e não há muito tempo para descansar entre a cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos e o início da competição.
A cerimónia inaugural acontece hoje, quarta-feira, e os primeiros atletas entram em ação amanhã, quinta-feira, e sexta-feira. Entre eles estão as duas representantes da região: Ana Sofia Costa, em boccia; e Beatriz Monteiro, em badminton.
As duas atletas são repetentes nesta experiência de representar Portugal em Jogos Paralímpicos. Ambas competiram em Tóquio2021 e regressam aos Jogos com mais ambição.
Ao contrário do que aconteceu em 2021, Ana Sofia Costa, atleta residente do Centro João Paulo II (Fátima), só irá competir em individual BC3. Número 7 do ranking mundial e medalha de ouro no campeonato do mundo de 2022, a leiriense, de 28 anos, terá Maria Vieira como parceira de competição e encontra na fase de grupos atletas do Brasil, Hong Kong e África do Sul.
O primeiro jogo está marcado para quinta-feira, dia 29, pelas 19h30 (hora portuguesa). Os quartos de final são no dia 31 e a final acontece a 2 de setembro.
Quem também entra em ação é Beatriz Monteiro. Jogadora de badminton residente em Caldas da Rainha, onde treina no Centro de Alto Rendimento da modalidade, Beatriz foi, em Tóquio 2021, a mais jovem representante portuguesa em competições paralímpicas. Tinha 15 anos e obteve um diploma paralímpico, com o 5.º lugar em singulares classe SU5.
Regressa, agora com 18 anos, fruto da qualificação através do ranking mundial, onde ocupa atualmente o 9.º lugar. Pretende superar a fase de grupos e alcançar os quartos de final, o que igualaria o resultado obtido em Tóquio, onde se destacou como a melhor atleta europeia na prova de singulares femininos SU5. Joga a fase de grupos nos dias 30 e 31 e os quartos de final estão agendados para dia 1.
Os Jogos Paralímpicos de Paris terminam a 8 de setembro e Portugal está representado por 27 atletas em 10 modalidades.
(Atualização no dia 29 de agosto de 2024, pelas 19 horas: A atleta Beatriz Monteiro, de badminton, começa a competir apenas no dia 30 e não no dia 29 como inicialmente indicado).