Não sou natural de Leiria, mas sou residente e trabalhador da capital de distrito desde 2017. Leiria sempre foi uma cidade que se desenvolveu, principalmente nos últimos anos, muito rapidamente. Mas desenvolver rapidamente nem sempre é sinal positivo.
No início da semana recebemos a notícia que o tão esperado espaço comercial Mercadona irá inaugurar em pleno limite da urbanização Santa Clara, bairro com uma densidade habitacional questionável.
O acesso a este espaço é feito de dois modos, o primeiro, vindo da “rotunda aérea”. O segundo acesso é através da rua de Santa Clara (Barosa / Marinha Grande).
Se no primeiro acesso não existem problemas, é uma autoestrada citadina que privilegia o carro ao invés do pedonal, ciclável, etc, excelente opção numa zona habitacional, o segundo acesso tem de envergonhar qualquer pessoa com capacidade de desenhar uma cidade e aprovar estes espaços aglutinadores de pessoas.
A rua de Santa Clara, e falando do troço que começa no cruzamento do café Vitória até ao novo espaço comercial, é uma estrada rural, sem capacidade para o tráfego atual e muito menos para o que aí vem. O percurso próximo do rio Lena está sempre em muito mau estado, com abatimentos regulares, sem passeios, sem ciclovias, além de não existir uma largura livre de 6 metros para os dois sentidos.
Para rematar, na entrada principal do espaço comercial, no cruzamento que liga a rua de Santa Clara à rua Inácia Cova, não existe visibilidade nenhuma para quem vem da rua Inácia Cova e quer entrar na rua de Santa Clara. Existe um muro, no limite da propriedade, que deveria ser alterado. Deveriam ter chegado a acordo com o/a proprietário/a do terreno e “comprar” este terreno. Porque pelas taxas pagas por este espaço comercial ao município de Leiria, tinham muito dinheiro para fazer a requalificação deste arruamento, melhorar esta via e o espaço público de todos os que ali moram. E melhorar a via não é fazer espaço para carros, é fazer espaço para que as pessoas, crianças e os vossos filhos, que moram em Santa Clara, possam circular em segurança!
Pedro Santos
Leiria
Clarapires disse:
Gostamos sempre de ver estes espaços na nossa terra!