Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Lobos de Leiria lançam projeto de rugby para crianças e jovens

Modalidade é uma das novidades na edição deste ano da Festa do Desporto e clube estará a fazer algumas demonstrações no sábado à tarde.

LL

O repto foi lançado em abril passado e cerca de dois meses depois um clube de rugby ganhou forma no concelho, pelos Lobos de Leiria.

O desafio, em jeito de desabafo, tinha sido lançado por Carlos Amado da Silva, presidente da Federação Portuguesa de Rubgy, na última edição da Gala do Desporto do município de Leiria, quando recebeu o prémio Carreira.

O responsável leiriense lamentava a falta de expressão que a modalidade tinha no concelho de Leiria, mas a verdade é que meses depois voltou a Leiria para apadrinhar o pontapé de saída de um projeto de rugby de formação: a Escola de Rugby Lobos de Leiria.

Promovida pela associação Asteriscos, a escola de rugby é direcionada para a todas as crianças e jovens, entre os 4 e os 18 anos. Os treinos, que retomam na próxima semana, acontecem nas instalações da escola Dr. Correia Mateus, em Leiria, às terças e quartas-feiras, depois das 18h30, e aos sábados de manhã. A partir de 17 de setembro, a modalidade também irá estar disponível na LIS – Leiria Internacional School, na Marinha Grande, com treinos a ser dados em língua inglesa.

“Desde o início [da criação da Asteriscos], sempre procurámos seguir a filosofia do professor Carlos Neto: primeiro brincar e só depois jogar e aprender ou praticar uma modalidade. Quando assistimos à Gala do Desporto, pensámos que fazia todo o sentido sermos nós a criar um clube de rugby, primeiro porque é uma modalidade coletiva e as que temos até agora são individuais e depois porque os valores do rugby são muito semelhantes aos valores que nós já temos e praticamos no judo e no jiu-jitsu. Há o respeito pelo adversário, o respeito pela autoridade do árbitro, o espírito de equipa, a camaradagem entre atletas”, explica Raul Testa, presidente da Asteriscos.

Com cerca de 20 atletas, masculinos e femininos, inscritos, os Lobos de Leiria acreditam que com o regresso às aulas, este número facilmente irá crescer até ao final do ano e proporcionar a formação de mais equipas.

Para apresentar o projeto, os valores que defendem e dar a conhecer melhor a modalidade, os Lobos de Leiria vão estar na Festa do Desporto, no sábado, à tarde, dia 7, entre as 14 e as 18 horas. Qualquer pessoa pode experimentar a modalidade, de forma gratuita, tal como todas as outras atividades.

Formar pelo desporto

Em pouco tempo, com o apoio da autarquia, do Instituto Português do Desporto e da Juventude, da própria Federação Portuguesa de Rugby (FPR), da empresa leiriense Void e de outros parceiros institucionais, o projeto ganhou estrutura, ficou inscrito na FPR e começou a trabalhar dentro das quatro linhas.

A equipa técnica é composta por João Paulo Santos, treinador que esteve ligado a vários projetos de rugby anteriormente existentes na região e tem mais de 40 anos ligados à modalidade, Angélica Rodrigues, professora na escola Dr. Correia Mateus e ex-jogadora da FCDEF – UC, Teófilo Martins, treinador e gestor, e Fergus Oliver, ex-jogador, treinador profissional, com especialização no ensino de crianças dos 4 aos 12 anos.

Com a nova secção desportiva dos Lobos de Leiria, foi criada uma nova estrutura no clube, com um conselho pedagógico que vai estar a acompanhar os trabalhos desenvolvidos e os resultados alcançados e garantir que os valores e filosofias estabelecidos para o projeto se mantêm. Compõem o conselho pedagógico o leiriense Carlos Neto e a educadora de infância Maria Carvalho.

“Os Lobos de Leiria são um clube de formação de cidadãos e a formação [das pessoas] é feita maioritariamente através do desporto”, salienta Raul Testa.

Também por isso os Lobos de Leiria vão participar em convívios com outras equipas, onde o resultado é o menos importante. “Eles estão a jogar para se divertir, não estão a jogar para ganhar uns nos outros. Além dos encontros onde queremos participar, também estamos a pensar organizar alguns convívios e convidar naturalmente o Benfica, o Sporting, a Académica ou o Caldas RC”, afirma.

“O nosso projeto da escola de rugby ainda está a começar, mas tem sido uma incrível caminhada e acredito que os pais se vão rever no projeto de formação que temos para as crianças e jovens da nossa região”, acrescenta.

Para apresentar o projeto, os valores que defendem e dar a conhecer melhor a modalidade, os Lobos de Leiria vão estar na Festa do Desporto, no sábado, à tarde, dia 7, entre as 14 e as 18 horas. Qualquer pessoa pode experimentar a modalidade, de forma gratuita, tal como todas as outras modalidades.

Consulte o programa da Festa do Desporto em https://www.regiaodeleiria.pt/festa-do-desporto-2024/programa/