O próximo roteiro literário Rota d’O Crime do Padre Amaro vai homenagear Fernando José Rodrigues, o criador e ator que dava vida a Eça de Queiroz na proposta cultural que recorda a presença do escritor em Leiria.
Há muito esgotada, a próxima Rota d’O Crime do Padre Amaro vai acontecer a 29 de setembro. A elevada procura foi assinalada pelo próprio Fernando José Rodrigues numa publicação no Facebook, dias antes do ator, encenador, escritor, dramaturgo, professor e tradutor morrer, a 4 de setembro.
“Vamos fazer a Rota [d’O Crime do Padre Amaro] na mesma sem o Fernando. Vamos homenageá-lo, pedindo às pessoas para fazer o papel dele”, antecipou ao REGIÃO DE LEIRIA o vice-presidente do grupo de teatro “O Gato – Palavras de Sobra”, responsável pelo roteiro literário.
Segundo Zetó Antunes, Fernando José Rodrigues “queria que ‘O Gato’ não acabasse – e ‘O Gato’ também é o público. É assim que vai acontecer no dia 29”, acrescentou.
A próxima Rota d’O Crime do Padre Amaro acontece no dia 29 de setembro, a partir das 11 horas, com início na Praça Rodrigues Lobo. Dado o simbolismo do momento, Zetó Antunes antecipa que será “um momento complicado, com uma carga [emocional] muito forte”.
“Esperamos muito mais pessoas do que as que estão inscritas. Mas quem estiver a assistir vai ser convidado a fazer o papel que o Fernando fazia. Vamos levar a cartola e a bengala de Eça, que vão rodando entre as pessoas”, antecipou.
Quanto ao futuro do grupo de teatro criado por Fernando José Rodrigues, o vice-presidente garante que irá continuar:
“O futuro a Deus pertence mas sabemos que não vamos parar. Isso é que não pode acontecer. Estamos determinados a continuar”.
A companhia, que em 2023 se instalou numa nova sede no Janardo, na União das Freguesias de Marrazes e Barosa, continua a adaptar a antiga escola primária para a atividade.