O incêndio que deflagrou hoje à tarde no concelho de Alvaiázere tem uma grande extensão, mas está a ceder aos meios de combate, disse o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil da Região de Leiria.
“É um incêndio com grande extensão, dominado pelo vento, há meios em todo o seu perímetro e o fogo está a ceder aos meios”, afirmou, pelas 19h30, Carlos Guerra à agência Lusa, prevendo que fique dominado “dentro de muito pouco tempo”.
Segundo o comandante sub-regional, o incêndio, em Pussos São Pedro, teve origem numa máquina que estava a fazer trabalhos na floresta e que ardeu.
O fogo começou às 15h48 e pelas 19h40 estava a ser combatido por 358 operacionais, apoiados por 103 viaturas e seis meios aéreos, de acordo com a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANPEC).
O incêndio levou ao corte da Autoestrada 13 entre os nós de Alvaiázere e Cabaços que, às 19:38, ainda se mantinha, informou a concessionária Ascendi.
Um outro incêndio na área do Comando Sub-regional da Região de Leiria deflagrou às 16h51 em Amor, concelho de Leiria, mas já se encontra em resolução.
À Lusa, o vereador da Proteção Civil da Câmara de Leiria, Luís Lopes, precisou que “falta arrefecer uma parte central, mas o incêndio já entrou em fase de resolução”.
“Nas próximas horas vamos proceder às ações de rescaldo no terreno”, adiantou.
Às 19h33, a ANEPC indicava que estavam no local 161 operacionais, apoiados por 46 viaturas e quatros meios aéreos.