O ato de descamisar o milho em ambiente de festa foi um momento que marcou a vida de muitos dos nossos avós e pais. É para recordar esses tempos que a Casa da Cultura de Maceira organiza este sábado, dia 21, uma “Descamisada”, em Maceira, concelho de Leiria.
“Este evento cultural, que celebra uma antiga tradição agrícola, tem como objetivo promover o gosto pelas tradições locais e reforçar o sentimento de pertença à comunidade”, explica a organização, que conta com o apoio da Junta de Freguesia e da Paróquia de Maceira.
Além de recriar um pilar da cultura popular portuguesa, descamisar o milho consiste em retirar as espigas das folhas, a atividade pretende integrar as novas gerações. Com iníco às 16 horas, no largo da igreja, durante o evento, os participantes serão recebidos com cantares e terão a oportunidade de experienciar a tradição, com o ponto alto, a descoberta do “milho-rei”, uma espiga de grãos avermelhados que simboliza a abundância e renovação.
Quando alguém encontra o “milho-rei”, é tradição gritar o nome, seguindo-se abraços e festejos entre os participantes. “Este ato simbólico representa abundância, renovação e o ciclo da vida, reforçando o papel fundamental que o milho desempenha como fonte de alimento e energia na cultura local”, acrescenta a nota de imprensa sobre o evento.
Com o fim da descamisada, o milho será malhado e guardado, simbolizando o encerramento de mais um ciclo agrícola e a renovação da abundância para o próximo ano.
Informações em casadaculturademaceira@gmail.com
Poética da Eira a 28 de setembro
Também no dia 28 de setembro, a partir das 16 horas, a Casa da Cultura de Maceira, em parceria com a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal e associações culturais e sociais, apresenta o evento “Poética da Eira”, em Maceirinha.
Trata-se de um acontecimento que celebra a rica herança cultural da eira, espaço agrícola tradicional, “como ponto de encontro entre o passado e o futuro, unindo tradição, arte e reflexão sobre o papel do homem no contexto rural”. A atividade acontece na eira velha, na rua Central, em Maceirinha.
“O projeto, que tem como palco principal a eira, integra-se num esforço de valorização do património rural e da continuidade entre o homem e a natureza, abordando conceitos essenciais para a compreensão deste espaço como parte da identidade, sobrevivência e paisagem cultural local”, refere a organização.
“Poética da Eira” contará com performances e manifestações artísticas, incluindo dança, música inspirada no trabalho de Michel Giacometti e Lopes Graça, canto popular, declamação e projeções audiovisuais, além das associações de carácter social e inclusivo.