A quarta edição da “Leiria, Marcha!” realiza-se no domingo, dia 22, com concentração a partir das 15 horas, no jardim da Almuinha Grande, junto à estátua do Futuro.
Além da defesa dos direitos humanos das pessoas LGBTQIA+, contra todas as formas de discriminação, a iniciativa visa “celebrar e reivindicar os direitos e a visibilidade da comunidade queer”.
Aberta a toda a população, a marcha, organizada pelo Movimento LGBTI Leiria, Collippo, grupo de Leiria da Amnistia Internacional e associações de estudantes da ESTG, ESECS e ESSLei, com o apoio da Câmara de Leiria, termina na praça Rodrigues Lobo, em ambiente de festa, com espetáculos de arte de Drag Queens e Drag Kings e com o dj Rivers.
“A 4ª Marcha pelos Direitos LGBTQIA+ de Leiria é uma manifestação queer interventiva e reivindicativa por direitos humanos para todes. Será uma forma de também celebrar Abril e os 50 anos do Dia da Liberdade de 1974, já que foi a partir de então que os direitos que vinculam a liberdade de amar e de existir das pessoas LGBTQIAP+ em Portugal se tornaram realidade”, frisa a comissão organizadora em comunicado.
Note-se que durante a realização da marcha, o trânsito irá estar condicionado.