Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais


Leiria

Gonçalo Lopes é o novo líder da distrital de Leiria do PS

Novo presidente disputou a liderança com Teresa Coelho, antiga secretária de Estado das Pescas

Gonçalo Lopes foi eleito esta noite Foto de Arquivo

Gonçalo Lopes é o novo presidente da Federação Distrital de Leiria do PS. O ato eleitoral decorreu esta sexta-feira. Leiria, a par com Braga, Aveiro e Baixo Alentejo, integrava o lote de federações em que havia disputa pela liderança, com mais do que um candidato.

Em Leiria, na corrida para a sucessão de Walter Chicharro (deputado do PS na Assembleia da República e ex-presidente da Câmara da Nazaré), estavam Gonçalo Lopes, presidente da Câmara de Leiria, e Teresa Coelho, antiga secretária de Estado das Pescas, tendo ambos apoiado Pedro Nuno Santos na corrida interna para secretário-geral do PS.

Com 58,5% dos votos, Gonçalo Lopes derrotou a ex-secretária de Estado das Pescas Teresa Coelho. Com a moção “Mobilização e Abertura do PS”, o novo presidente elegeu 94 dos 149 delegados em representação das 16 concelhias do distrito, adianta a Federação Distrital de Leiria em comunicado.

Gonçalo Lopes obteve 696 votos, contra os 494 votos da adversária, Teresa Coelho, adiantou fonte do Partido Socialista, citada pela agência Lusa.

Após conhecer os resultados, Gonçalo Lopes disse à agência Lusa que é “uma vitória expressiva”, que mostra que venceu na maioria das concelhias, “o que aumenta o peso da responsabilidade da governação”.

O antigo presidente da concelhia de Leiria sublinhou que o “grande objetivo é vencer as eleições autárquicas” de 2025, conquistando o maior número de câmaras e de juntas de freguesia.

Outra das metas de Gonçalo Lopes, de 48 anos, natural de Leiria e licenciado em Economia, que venceu as últimas autárquicas com maioria, é “unir o PS, continuando a promover uma atitude dialogante e uma participação cívica interna e externa”, “com o objetivo de atrair mais pessoas ao PS”.

Também tinham anunciado candidaturas à federação o presidente da União de Freguesias de Marrazes e Barosa, Paulo Clemente, e a presidente da Federação das Mulheres Socialistas do Distrito de Leiria, Cláudia Avelar. Ambos desistiram a favor de Gonçalo Lopes.

O próximo congresso distrital, realiza-se no próximo dia 12 de outubro, na Marinha Grande, acrescenta o comunicado da distrital de Leiria dos socialistas.

Em todo o país, entre esta sexta-feira e amanhã, sábado, decorrem as eleições para as lideranças das estruturas distritais do Partido Socialista.

Nota de redação: Notícia atualizada às 0h30 com dados da votação e declarações do vencedor. Atualizada também à 1h31 com o número de delegados eleitos ao congresso.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados